Visitantes

contador de visitas gratis

sábado, 17 de novembro de 2012

Seria o Sal o grande vilão?



                              

Seria o Sal o grande vilão?



         


            Olá! Gostaria de apresentar a vocês algumas informações importantes e curiosidades com relação ao consumo de sal e os efeitos que seu uso indiscriminado pode causar em nosso organismo. Espero que aproveitem as informações apresentadas. Boa leitura!


         O consumo de sal é fundamental para a regulação dos fluidos corporais e para a transmissão de impulsos nervosos, mas, quando consumido abusivamente, retém uma quantidade de água muito grande em nosso corpo contribuindo para o aumento da pressão arterial.
         Isso acontece porque quando uma pessoa ingere muito sal, essa substância se acumula no sangue e no fluido extracelular, fora das células do corpo. O sódio presente no NaCl (sal de cozinha), aumenta a afinidade desses fluídos por água e o organismo, para a manutenção do equilíbrio osmótico, acaba retendo mais água. Essa absorção faz aumentar a quantidade de sangue circulando nos vasos e, assim, a pressão arterial. É por isso que o sal é considerado, em muitos casos, o grande vilão dos hipertensos!
        Para suprir essa necessidade ''extra'' de água pode-se bebê-la, para que seja absorvida. Caso isso não ocorra, os hormônios antidiuréticos podem ser liberados, fazendo os rins reterem mais água. É por isso que sentimos mais sede quando ingerimos alimentos muito salgados!
          Estimativas apontam que nós, brasileiros, consumimos de 12-15g de sal diários enquanto a média recomendada pela OMS é de 6g por dia. E acredito que você já tenha uma ideia de que as delícias culpadas por esse consumo abusivo são, principalmente, alimentos e temperos industrializados, tais como: caldo de carne, salgadinho, salsicha, enlatados, queijos, cachorro quente, linguiça, mortadela, pizza, catchup, mostarda, salame.
          Esses alimentos, pela sua praticidade e pelo grande apelo comercial para seu consumo, vêm substituindo cada vez mais as refeições naturais e, associados à diminuição do consumo de verduras e cereais (alimentos ricos em potássio), têm seus efeitos sobre a pressão arterial aumentados. Isso porque o potássio atua na regulação de líquido dentro da célula, e sua ingestão pode atuar na diminuição do excesso de água fora da célula, promovido pelo abuso de sódio.
         Vale ressaltar também aos nossos jovens 

internautas que é erradíssimo pensar em diminuir

o consumo de sal apenas quando ficarem velhinhos! 

Apesar de, realmente, os idosos serem os mais 

acometidos por hipertensão (mais de 50% deles), estudos comprovam que indivíduos que abusem do consumo de sal durante a infância e adolescência, além de sofrerem mais com a adaptação a uma dieta com menos sódio quando for necessário, já podem apresentar alguma elevação na pressão sistólica e têm multiplicadas as chances de desenvolverem hipertensão durante a vida adulta.
Por esses motivos, busquem uma alimentação adequada,
com menos gordura e sal e mais fibras, frutas e verduras: vocês
estarão auxiliando seu organismo e possibilitando um envelhecimento saudável!


  • Devido à ação de hormônios, as mulheres, de modo geral, são mais "protegidas" contra os efeitos do sal até a menopausa. Depois disso, o risco de ter hipertensão é mais acentuado nelas do que neles!
  • Consumir sal em excesso NÃO causa celulite: a retensão de água que o sal promove é intravascular, e não na pele; isso pode causar inchaço nos dedos dos pés ou das mãos, mas não celulite!
  • Os doces não estão liberados: produtos adocicados com ciclamato de sódio contém sódio e, assim como o sal, devem ser evitados pelos hipertensos!
  • Os negros são mais sensíveis ao consumo de sódio, fato que pode estar ligado à menor excreção urinária encontrada neste grupo!



















Referências Bibliográficas:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102003000600009&lang=pt
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000700048&lang=pt
http://drashirleydecampos.com.br/noticias/22640
http://www.revistavigor.com.br/2008/04/21/hipertensao-arterial-consumo-excessivo-de-sal-nos-alimentos-industrializados/
http://scholar.google.com.br/scholar?q=sal+e+press%C3%A3o+arterial&hl=pt-BR&btnG=Pesquisar&lr=

Nenhum comentário:

Postar um comentário